2

Trecho do livro Gandhi, de Louis Fischer.

Posted by Patrícia de Matos on 11:07
"Aquele que está sempre levando em consideração o resultado", escreveu Gandhi, " fica frequentemente com os nervos abalados no cumprimento do dever. Torna-se impaciente e então dá vazão à zanga, começando a fazer coisas indignas; passa de uma ação a outra, sem se conservar fiel a qualquer uma delas. Aquele que se preocupa com o lucro é como o homem entregue aos objetivos dos sentidos; está sempre sendo levado para longe de sua meta; diz adeus a todos os escrúpulos; tudo está certo na sua estimativa; e socorre-se, portanto, de meios bons e condenáveis, para atingir o seu fim."
A renúncia _ se a gente é capaz dela _ cria a paz iterior, a serenidade necessária para que se cosigam resultados verdadeiramente duradouros, mesmo em se trantando de resultados materiais, não maculados por meios idecorosos. Para o praticate excepcional da autonegação reserva-se um prêmio especial.


Mahatma Gandhi.

|

2 Comments


Todas as palavras de Gandhi são muito sabias.

"Para o praticate excepcional da autonegação reserva-se um prêmio especial."

Certamente, a ação que causa o despertar dos sentimentos inferiores é a autonegação.
Quando o sujeito não aceita sua atual situação e acha que tudo q acontece com ele é injustamente aplicado, ele gera dentro de si raiva, odio, ira, inveja e tudo mais..

Pelomenos é isso q eu acho..rsrs


Abrss!


Eu discordo desse ponto. Pelo menos o que eu li até hoje sobre Gandhi sempre disse que a chave pra alcançar uma sabedoria sólida é a renúncia. Porque para toda conquista de fato, é necessário um preço, que muitas vezes vem seguido de não atender algumas de nossas vontades, por assim dizer.

Postar um comentário

Copyright © 2009 Patrícia de Matos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates