0

Barroco comteporâneo?

Posted by Patrícia de Matos on 13:26

















Pode-se entender como período barroco aquele que refletia o período de transição entre a dogmática Idade Média ao renascimento. Trata-se de um período em que na literatura podia-se notar uma constante antagonização de termos, entre pecado e perdão, certo e errado, céu e inferno.
Às vezes, quando penso sobre os dias de hoje, pareço enxergar duas vertentes, não sei se só dizem respeito a mim, mas creio tembém que muitas pessoas irão se identificar com o que irei dizer.
Você passa o tempo se decidindo entre o racional e irracional. Olha pro mundo afora, e vê que cada vez mais a ciência e a tecnologia avança ( é assustador quando pensamos que podemos recriar seres de nossa expécie). Por outro lado, você chega em casa cansado, liga a TV a cabo e assiste a um emocionante episódio de uma série americana carrecada de sentimentos. Quando conversa com seus amigos sobre a nova garota fantástico, na hora de analisar os quesitos da referida candidata, sempre pensa : Baixa x alta, magra x gorda. Bem, pode parecer viagem, mas de certa forma existe sim uma dualidade presente. Mas o mais importante de tudo, é ter consciência disso, e que embora no tal período barroco essa dualidade seja intensa, na sociedade sempre existirá o que é certo e o que é errado a fazer. Agora, pare e pense: Como você agiria se soubesse que cosidera as coisas corretas, ou não, porque existe uma minoria que enfia isso na sua goela a baixo para que você, mero cidadão e quase escravo, trabalhe em prol deles? É. É isso mesmo que acontece. Eles, por dominarem os meios de comunicação que tem acesso a um contigente de pessoas enorme, formulam uma ideologia que fará você fazer o que eles exatamente querem. E se olharmos para trás, perceberemos que na história as coisas muitas vezes funcionaram assim.
No final de tudo, julgamos porque existe um padrão de comportamento a seguir. É isso que nos torna humanos.Mas é preciso ter consciência disso. É preciso saber que ninguém tem direito de meter o dedo na cara de ninguém, embora isso seja inevitável.
Humanidade, bem vinda mais um século ao barroco, agora comteporâneo.

|

0 Comments

Postar um comentário

Copyright © 2009 Patrícia de Matos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates