2

O perigo da normalidade.

Posted by Patrícia de Matos on 19:17
Ás meia noite e meia: O réu será condenado a 31 anos de prisão e a ré a 26 anos, sendo tal delito agravado por ser cometido contra vítima indefesa, menor de 14 anos ... blá blá blá.
Achei lindo as pessoas gritando por justiça, achei lindo a manifestação e a comoção das pessoas com o caso de Isabela Nardoni. Porém, em meio a beleza de tal ato da população que se concentrara em frente ao Tribunal de Justiça, pensei naqueles que morrem todos os dias sem ao menos terem seus nomes pronunciados em algum jornal, com exessão daqueles que são vendidos na rodoviária, os quais até hoje tenho dúvidas se vem sangue imbutido lá dentro.
Apendi com minha mãe a fazer perguntas, não tendo como retorno a fórmula de todas as respostas. Então, teimosa eu, fui lá e fiz:Por que? Qual é o motivo de não nos preucuparmos tanto com os assassinatos que ocorrem todos os dias na frente das casas de nossos trabalhadores, operários ? Por que é preciso alguém com mais um pouco de ascensão social ser morto para virar manchete de jornal? Por que as pessoas não saem ás ruas pedindo por educação de verdade,por justiça para todos? SIMPLES: "Existem certas coisas que se tornaram tão normais, que perdemos a capacidade de nos espantar." Parecem que já nasceram dentro de nós, em nosso DNA. AH! MATAR É NORMAL DO SER HUMANO. AH! A COMPETIVIDADE NO MUNDO CAPITALISTA É ALGO NATO, ASSIM COMO NA NATUREZA! Será ?
Nos acostumamos tanto com essa enorme injustiça presente em várias facetas de nossa sociedade, que tudo parece ser nato. É nato quando alguém pede dinheiro nas calçadas. É nato ver o filho da favela ser morto pelo tráfico. É nato ver que pobre não tem acesso à educação. É nato ver meninas serem vendidas pelos seus pais. Mas agora, não é nada nato, realmente não é, ver pessoas serem jogadas de edifícios em algum bairro nobre da Grande São Paulo.
Não digo que não devemos nos espantar com isso. Não mesmo. Acho que as pessoas estão mais que certas por clamarem por justiça e por se indignarem com o fato de uma criança ter sido morta pelo pai e a madrasta. Mas acho também que devíamos atentar para nossa realidade que está embaixo de nosso nariz, pronta para que nós a respiremos.


|

2 Comments


não é normal existir pobreza e miseria nos e que tomamos isso como real e nao ajudar as pessoas que precisam de verdade !

Postar um comentário

Copyright © 2009 Patrícia de Matos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates