8

O Brazil se esqueceu como se escreve Brasil.

Posted by Patrícia de Matos on 19:17
Na primeira fase do romantismo brasileiro, com a chegada da corte portuguesa (fugida de portugal em 1808) observou-se a necessidade de criar uma literatura nacional, que até então praticamente não existia.
Logo, estrageiros(europeus) recém-chegados ao Brasil, influenciados pelo ideal de que quem realmente pertencia a uma determinada terra era seu nativo, tomaram o índio como nosso símbolo nacional, idealizando-o e criando uma atmosfera nada condizente com a realidade da época(60 milhões de índios tinham sido mortos).
Ok, bem legal né a gente ter uma literatura nossa? Não! porque, ao meu ver, não era nossa, não mesmo. Estranho ler nos livros de literatura os escritores dizerem: "E apartir de 'TANTO' passamos a ter uma literatura nossa de fato ..." É interessante percebemos que sempre importamos as opiniões dos estrangeiros, algo que não é pertecente só ao passado. Até hoje fazemos tanto alusão aos "LÁ DE FORA" que muitas vezes esquecemos de quem realmente somos e deixamos perder no tempo a nossa estória.
Por exemplo, o norte americano ou europeu chega aqui e diz: Nossa, como os brasileiros são hospitaleiros! (detalhe: somos tratado que nem cachorro quando vamos para lá). Como as mulheres brasileiras são gostosas! (...e desprorvidas de cérebro). Como eles são bons no futebol! (...e não sabem ler um livro). Nós, até hoje, pegamos isso como sendo verdade, nos esquecendo de olhar outras vertentes do nosso povo.
Enfim, lamento que ainda sejamos colonizados, 187 anos depois da "suposta independência do Brasil."

(Esse não é um post xenofobista, não vejo nada de errado em nos relacionarmos e nos inspirarmos nas outras nações, porém não concordo com a nossa auto desvalorização.)


Canção do Exílio

Minha terra tem macieiras da Califórnia
onde cantam gaturamos de Veneza.
[...]
Eu morro sufocado
em terra estrangeira.
Nossas flores são mais bonitas
nossas frutas mais gostosas
mas custam cem mil réis a dúzia.

Ai quem me dera chupar uma carambola de verdade
e ouvir um sabiá com certidão de identidade!

(Murilo Mendes)

(Camisas da C&A escrito England, todo mundo compra! Eita infeliz coincidência!)

|

8 Comments


Em pensar,que realmente o Brazil esqueceu como se esqueve Brasil,dá uma coisa ruim,um nó na garganta sabe,meu nacionalismo começa a reclamar,gritar,implorar por pessoas que vejam que o verde e amarelo é muito mais bonito,do que o tal vermelho e azul.Que o verde e amarelo é algo que deveria circular nas veias,como o sangue,atingir cada célula.

Tô aqui mais que encantada com o texto.Orgulho por aqui,por saber que pelo menos existem pessoas,que realmente veem o Brasil como BraSil mesmo.


Não é só na sua garganta fê, pode ter certeza. É aquela coisa: as pessoas nos enchergam da forma que nos vemos. E nós, brasileiros, temos uma péssima auto-estima com relação à outros países, o que é fruto de razões, mais do que tudo, históricas.


É verdade. O povo daqui é mo paga pau da inglaterra e dos estados unidos !


Por mais que eu às vezes não percebesse e muitas vezes negasse, por muito tempo cultuei tudo o que era de fora, seja filmes, música, estilo de vida, tudo. Aos poucos e com a ajuda de alguns amigos, fui percebendo que isso não só estava limitando minha visão como também estava afetando meu senso crítico e muitas vezes a minha sociabilidade. Optei então por abrir minha mente antes que seja tarde demais para impedir a mesma de se tornar oca e consequentemente aprendi a ver as coisas mais como elas são do que como dizem ou como impoem que seja.

Com base nessa acomodação e autodesvalorização dos brasileiros, percebemos que a cada dia que passa, a maioria deles ao invés de aproveitar a chance de fazer o país crescer como merecido, preferem criar um mundo ilusório a respeito dos países estrangeiros. Fico feliz que esse é um problema que não mais se encontra em minha vida!!!


devemos nós lembrar porque o indio foi exaltado quando os portugueses chegaram no "Brazil" queriam criar um espelho de Portugal aí criaram o romantismo um gênero literario que exalta um modelo de vida fiquiticio com contexto da idade media aí quando chegaram no Brasil não a via o modelo do cavaleiro na armadura de prata. Então o que os europeus fizeram idealizaram o indio como heroí nacional o povo guerreiro que luta pela amada nunca dexiste sem lutar e vence seus inimigos , mas o que aconteceu na verdade o indio na literatura ele é exaltado na vida ele é tratado como ou até pior de que um animal os europeus se viram na ogrigação de civiliza o indio ( como eles são bonzinhos , tem um coração tam bom, vamos "dividir " nossa educação , civilidade como vocês ) e se você pensa que e so naquela epoca que acontecia isso esta muito enganado a partir do momento que a nossa cultura em geral esta se voltando para a cultura europeia ou pelo o que os europeus querem que seja voltada fica a pergunta : ate quando que vamos ter nossa
completa independencia


Justamente Victor, eu quis mostrar justamente isso nesse texto. Mostrar que nossa história sempre esteve inserida no contexto de dominação, seja dominação política ou econômica. Tenho a sensação de que as coisas estão mudando a passo de lesma, mas estão mudando .. Ao menos temos um pouco mais de autonomia e respeito dos países lá de fora, principalmente depois do governo Lula. Mais toda essa realidade tem raízes históricas, estão presentes em nossa cultura, em nossa formação. E isso faz com que eu acredite que vai demorar um longo tempo para mudar. Mas talvez uma forma de acelerar essa mudança seria nos conscientizando e tendo acesso ao conhecimento de como foi nossa verdadeira formação, sem aquelas coisas pragmáticas e falsas da escola ... buscando mais informações, fora do reduto escolar .. Acho que assim é possível que tenhamos nossa independência de fato muito mais rápido .


Justamente Victor, eu quis mostrar justamente isso nesse texto. Mostrar que nossa história sempre esteve inserida no contexto de dominação, seja dominação política ou econômica. Tenho a sensação de que as coisas estão mudando a passo de lesma, mas estão mudando .. Ao menos temos um pouco mais de autonomia e respeito dos países lá de fora, principalmente depois do governo Lula. Mais toda essa realidade tem raízes históricas, estão presentes em nossa cultura, em nossa formação. E isso faz com que eu acredite que vai demorar um longo tempo para mudar. Mas talvez uma forma de acelerar essa mudança seria nos conscientizando e tendo acesso ao conhecimento de como foi nossa verdadeira formação, sem aquelas coisas pragmáticas e falsas da escola ... buscando mais informações, fora do reduto escolar .. Acho que assim é possível que tenhamos nossa independência de fato muito mais rápido .


Sim concordo de fato com o que acabou de dizer , um acredito sim que o pais vai mudar muito a partir do momento que educação for elevada realmente a serio, e quando eu falou isso não estou me referindo não somente a dinherio , dinherio é importante é, mas não é o bastante temos que concientisar a população de que a educação é coisa seria que se deve da uma grande importancia como alguns paises do mundo que o fizeram e hoje são grandes potências sociais como melhor qualidade de vida , melhor distribuição de renda , ect... como é o caso do Suiça , Japão , bostwana , é o que é impressionante e´que estes países têm um PIB que não chega nem perto do PIB brasileiro , porisso que eu falo que dinherio não é o bastante precisamos consientizar para o Brasil melhorar

Postar um comentário

Copyright © 2009 Patrícia de Matos All rights reserved. Theme by Laptop Geek. | Bloggerized by FalconHive. Distribuído por Templates